sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Estudante de Fortuna vence seletiva do ‘Soletrando’ no Maranhão


SÃO LUÍS - A estudante Mércia Carine Pereira Vila, de 12 anos, do município de Fortuna, foi a ganhadora da 3ª seletiva no Maranhão do quadro “Soletrando”, do programa Caldeirão do Huck, da TV Globo.

A etapa estadual do projeto aconteceu na tarde de ontem, no Senai, e foi organizado pela TV Mirante, afiliada da Rede Globo no estado. Dos 30 inscritos e selecionados, 26 estiveram presentes. Depois de três horas de competição, Mércia Vila, aluna do Colégio Municipal Deputado Edison Lobão, em Fortuna, venceu a última rodada de palavras, iniciada por ela, quando o seu adversário, Cassiano Perez, de Imperatriz, errou uma soletração.

“Estou muito feliz em ganhar essa seletiva. Foi difícil, mas tinha estudado bastante. Agora, vou estudar ainda mais para participar da etapa nacional no Rio de Janeiro”, afirmou Mércia que é filha de Ariolino e Ângela Vila.

Pela primeira vez, ela sairá do Maranhão com o objetivo de vencer o concurso versão 2009. O vencedor da etapa nacional ganhará uma bolsa de estudos no valor de R$ 100 mil.

Até o resultado final da seletiva, foram feitas mais de 10 rodadas de palavras soletradas pelos estudantes. Na primeira, foram eliminadas oito pessoas; na segunda, três; e na terceira quatro. A partir da quarta rodada, a competição ficou mais acirrada, saindo apenas um ou dois estudantes.

“A gente chega aqui e fica nervoso, mas valeu a pena. Me considero vencedor de ter participado”, declarou Eduardo Lima Sá, o primeiro aluno a ser eliminado da seletiva, do município de Açailândia.

Ao contrário dos últimos dois anos, neste a seletiva contou apenas com dois representantes de São Luís: uma estudante do Centro de Ensino Governador Edison Lobão e um da Unidade de Ensino Básico Sá Vale. Entre os municípios representados no “Soletrando” do Maranhão estavam ainda Codó, Cururupu, Governador Edison Lobão, Graça Aranha, Imperatriz – que teve recorde de participação, com seis estudantes –, Parnarama, Santa Inês, Trizidela do Vale, Vila Nova dos Martírios e Vitorino Freire.

A banca responsável pela seletiva foi composta por Viviane de Paula, funcionária da TV Mirante e graduada em Letras, pelo professor Paulo de Tarso Morais, consultor e professor de Português do Sistema Mirante, e Luciana Leão, integrante da Gerência de Educação Básica do Sesi.

Fonte: O Estado

Um comentário:

ROBSON disse...

PARABENS A MÉRCIA POR REPRESENTAR O MARANHÃO NO SOLETRANDO, JÁ É UMA GRANDE VITÓRIA!